Calcedónia – Significado e Características físicas e energéticas.
Significados e propriedades:
A Calcedónia é uma pedra de apoio que promove a união e a boa vontade num grupo, é excelente para amizades e no trabalho.
Esta pedra absorve as energias negativas e dissipa-as para que não haja futuras transmissões, por isso é um ótimo cristal para usar em ambientes com muitas pessoas. É um verdadeiro escudo protetor.
A Calcedónia é uma pedra de equilíbrio, felicidade e paz, afastando sentimentos de hostilidade, irritabilidade e melancolia, convertendo-os em aspetos positivos.
As Calcedónias têm várias cores e algumas até têm outros nomes, vamos ver as características específicas de algumas:
Azul– Ligado ao chakra da garganta, logo promove uma boa comunicação. Desperta a nossa criatividade e ajuda a aceitar novas ideias e situações. Dá-nos flexibilidade mental. Entusiasma-nos a aprender novas línguas e estimula a memória. Traz otimismo e uma visão menos pesada da vida. Ajuda a aliviar dores de cabeça, a diminuir a pressão arterial e glaucoma.
Rosa- Ligada ao chakra cardíaco. Encoraja a gentileza, a empatia e a paz interior. Ajuda a curar a nossa criança interior e estimula a bondade, a confiança e a empatia. Faz-nos ver as coisas através do coração. Desperta o desejo de aprender coisas novas. Ajuda nas desordens psicossomáticas. Ameniza a raiva e toda a energia negativa. Cria um profundo sentimento de confiança.
A Calcedónia NÃO substitui a tratamento prescrito pelo seu médico.
Características físicas e energéticas:
A Calcedónia é uma das variedades criptocristalinas do mineral quartzo, tendo um brilho graxo. Pode ser semitransparente ou translúcida e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, às vezes quase preta. Outras tonalidades recebem nomes específicos. A calcedónia vermelha é conhecida como cornalina ou sárdio; a variedade verde colorida por óxido de níquel é chamada crisoprásio. Prásio tem cor verde-alho. Plasma é uma calcedónia de cor clara a verde-esmeralda que é encontrada às vezes com pequenos pontos de jaspe assemelhando-se a gotas de sangue; foi chamada de pedra-de-sangue ou heliotrópio.
A calcedónia é um dos poucos minerais que são encontrados em geodos.
O termo calcedónia é derivado do nome em grego da antiga cidade de Calcedónia (Chalkedon), na Ásia Menor, no que é hoje a parte oriental da cidade turca de Istambul.
Categoria: Óxido mineral
Cor: Branco, cor-de-rosa, azul, vermelho, acinzentado.
Fórmula química: Sílica (dióxido de silício, SiO2)
Origem: EUA, Áustria, Républica Checa, Eslováquia, Islândia, México, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Turquia, Rússia, Brasil, Marrocos.
Peso específico: 2.59-2.61
Dureza:6-7 Mohs
Fratura: Desigual, estilhaçado, concoidal
Brilho: Graxo
Chakra: Depende da cor: Branco – todos os Chakras, Cor-de-rosa – Chakra cardíaco, Azul – Chakra da garganta, Vermelho – Chakra raiz.