Hematite – Significado e Características físicas e energéticas.
Significado e propriedades:
A Hematite é particularmente eficaz na ligação com a terra e como pedra protetora. Harmoniza a mente, corpo e espírito.
A Hematite possui uma grande capacidade de nos proteger das energias e vibrações negativas. Muitas vezes, um lugar ou até mesmo uma outra pessoa que está com a energia desequilibrada pode interferir connosco.
A Hematite é uma pedra forte. Pode ser utilizada para aumentar nossa energia, elevando a nossa segurança e autoestima. Apoia as mulheres tímidas, eleva a autoestima e o sentido de sobrevivência, aumenta a força de vontade e a honestidade e promove a confiança. Ela remove as autolimitações e ajuda a expansão. Útil para ultrapassar compulsões e dependências. Esta pedra chama a atenção para os desejos insatisfeitos que estão a conduzir a vida.
A Hematite ajuda-o a enfrentar os erros e a aceitá-los como experiências de aprendizagem e não como desastres.
Ela estimula a concentração, desenvolve a memória e o pensamento original.
Para quem comemora 28 anos de casamento é denominado Bodas de Hematite, que é a pedra que representa o tempo de uma união estável. Neste caso, a função da pedra é fortalecer e revigorar o casamento, para que o mesmo possa durar por muito mais anos.
A Hematite ajuda a resolver problemas de qualquer natureza.
Esta pedra é conhecida o beneficiar em questões legais. É também muito útil para o estudo da matemática e de temas técnicos.
A Hematite tem uma forte ligação com o sangue e, por isso, é uma ótima auxiliadora em problemas do sistema circulatório. Auxilia, também em problemas de cãibras, ansiedade, insónia, alinhamento da coluna e fraturas. Claro que a Hematite ajuda, mas tem de seguir o tratamento prescrito pelo médico.
Características físicas e energéticas:
A Hematite é o mais importante minério de ferro e constitui uma forma mineral de óxido de ferro III (Fe2O3). Cristaliza no sistema trigonal, apresentando-se geralmente sob a forma terrosa, mas também em cristais romboédricos.
Ocorre em rochas de todas as idades, sendo o mais abundante minério de ferro e agente de coloração vermelha em grandes bacias sedimentares do Pré-Câmbrico, Paleozóico (Era Primária) e Mesozóico (Era Secundária). Seu nome provém do vocábulo grego αἷμα "haima" referente a "sangue", devido a sua cor.
A NASA, em 2004, descobriu que a hematite é um dos minerais mais abundantes das rochas e da superfície de Marte. Esta abundância de hematita nas rochas de Marte e nos materiais superficiais conferem à paisagem uma coloração castanha avermelhada. Esta é a origem da designação “Planeta Vermelho” para Marte.
Categoria: Minerais de óxido
Cor: Vermelho-sangue, cinza metálico a preto
Fórmula química: Fe2O3
Origem: Grã-Bretanha, Itália, Suécia, Canadá, Suíça, Noruega, Espanha, Brasil, Ilha de Elba.
Peso específico: 4,9 - 5,3 N/m³
Dureza: 5,5 - 6,5 Mohs
Fratura: Sub-concoídal a ausente
Brilho: Metálico a esplêndido
Chakra: Primeiro. Chakra da raiz