Jade – Propriedades energéticas e físicas.
Propriedades energéticas:
O Jade é um símbolo de Amor e Serenidade. Como está associado ao Chakra do coração ele desperta o Amor, harmonia e a amizade. Ajuda a atingir equilíbrio emocional libertando de sentimentos negativos como por exemplo a irritabilidade.
O Jade também está associado ao Chakra raiz, estabilizando a personalidade e integrando a mente no corpo. Promove a autossuficiência.
Esta pedra é uma pedra de proteção, afastando a pessoa que a usa de perigos.
Ela liberta de pensamentos negativos e acalma a mente. Abre a mente a novas ideias e faz com que as tarefas pareçam menos complexas e assim as consigamos realizar imediatamente, atingindo mais facilmente os nossos objetivos.
O Jade representa a união do conhecimento com a tranquilidade.
O Jade traz-nos autoconhecimento e ajuda-nos a ver quem realmente somos e a reconhecer que somos um ser espiritual numa viagem humana. Ela desperta o conhecimento escondido que todos nós temos, sobre nós e sobre o universo.
Sendo uma pedra de limpeza está associada aos órgãos de eliminação, por exemplo os rins.
Esta, como todas as outras pedras, auxiliam no tratamento, mas NÃO substituem a consulta com um médico e o tratamento por este prescrito.
Jade Azul e Azul-esverdeado:
Pedra que simboliza paz e reflexão. Traz serenidade e paciência. É uma pedra lenta, mas que leva a progressos seguros.
Bom para ter clareza e dar os passos na direção certa.
Jade Castanho:
Com uma forte ligação à Terra, traz conforto e segurança.
Bom para ajudar na adaptação a novos ambientes e situações.
Jade verde:
Acalma e dirige a nossa paixão para caminhos construtivos. Bom para harmonizar relacionamentos.
Jade violeta:
Faz-nos ter mais contenção emocional e ao mesmo tempo impor limites saudáveis. Alivia a dor e ajuda a tratar traumas emocionais. Traz paz interior.
Jade Laranja:
É o Jade que traz alegria e que ajuda no contacto harmonioso com todos os seres.
Ele é estimulante e energético, mas de uma forma suave.
Jade vermelho:
Como não poderia deixar de ser, ele é o mais apaixonante e estimulante dos Jades. Ligado ao Amor e à libertação das emoções, permite o sentimento de raiva, mas só para libertar a tensão; fá-lo de forma que a mesma seja construtiva.
Jade branco:
O Jade branco ajuda-nos s direcionar a nossa energia de forma construtiva. Afasta as distrações e encoraja a atingir os nossos objetivos da melhor forma possível, para isso ele ajuda na tomada de decisões e a filtrar a informação que nos chega.
Jade Amarelo:
Sendo amarelo, este jade não poderia deixar de ser um jade alegre e feliz. Ele é estimulante e energético, mas com maturidade. Ele ensina o que é empatia para com todos os seres. Além de auxiliar os órgãos de eliminação, ajuda também o sistema digestivo.
Propriedades físicas:
Jade é um nome que era aplicado às pedras ornamentais que eram trazidas à Europa da China e da América central. Só em 1863 se percebeu que o nome "jade" estava a ser aplicado a dois minerais diferentes. A jadeíte quase nunca é encontrada em cristais individuais e é composta dos cristais microscópicos bloqueados que produzem um material muito resistente. Nefrita é realmente um não mineral, mas uma variedade da actinolita mineral.
A variedade de nefrite é composta de cristais fibrosos entrelaçados em uma massa compacta resistente. Outras variedades de actinolita são completamente diferentes da nefrite.
A dureza do jade é notável. Tem uma resistência maior do que o aço e por isso era utilizado por muitas civilizações antigas para machados, facas e armas. Foi mais tarde que o jade se transformou numa pedra simbólica usada nos ornamentos e outros artefactos religiosos.
O jade é valioso ainda hoje pela sua beleza. As suas muitas cores são apreciadas, mas a cor verde-esmeralda que a jadeíte produz, é altamente procurada por colecionadores de arte. Este jade verde-esmeralda, chamado "jade imperial", tem esta cor devido ao crómio. O Jade é geralmente um verde mais ou menos pronunciado. O Jade branco é puro.
O Jade azul-esverdeado contém sais de cobalto.
O jade preto contém sais de titânio.
O Jade castanho contém ferro.
O Jade violeta contém manganês.
A nefrite é geralmente branca, verde ou creme, enquanto a jadeíte pode ter toda uma escala de cores de jade.
Cor: Verde, cor de laranja, castanho, azul, azul-esverdeado, creme, violeta, vermelho, branco
Fórmula química: Jadeíte: NaAl (Si2O6), Nefrite: Ca2 (Mg, Fe)5((OH,F)Si4O11)2
Origem: Oriente médio, China, EUA, Itália, Birmânia e Rússia.
Peso específico: 2,9–3,38N/m3
Dureza: 6.5 - 7 Mohs
Fratura: granular
Brilho: vítreo a sedoso
Chakra: 1ºChakra – Chakra raiz ou base e 4º Chakra – Chakra do coração