Quartzo verde (ou Aventurina verde) – Significado e Características físicas e energéticas.
Significado e propriedades:
A Quartzo verde (ou Aventurina verde) é a pedra da saúde. É uma confortante e uma curativa do coração, é a harmonizadora geral que protege o coração. Trata-se de uma pedra de cura geral, que transmite bem-estar e calma emocional.
A Quartzo verde é benéfica para o timo, tecidos conjuntivos e sistema nervoso, auxilia também no tratamento da pressão arterial, do colesterol, erupções e alergias cutâneas, enxaquecas, olhos, glândulas suprarrenais, pulmões, sinusite, sistema muscular e urogenital. Ela alivia os sintomas, permitindo a compreensão daquilo que está por trás dos sintomas. Por tudo isto é conhecida como o “enfermeiro” dos cristais.
Mas além destas características de auxiliar a saúde, tem outras igualmente interessante como vamos ver agora.
A Quartzo verde é uma pedra de prosperidade muito positiva.
Ela reforça as qualidades de liderança e de capacidade de decisão. Promove a compaixão e a empatia e encoraja e perseverança.
A Quartzo verde estabiliza o estado de espírito do próprio, estimula a perceção e desenvolve a criatividade.
Apresenta alternativas e possibilidades, especialmente as apresentadas por outras pessoas.
Ela acalma a raiva e a irritação. Estimula a recuperação emocional e permite ao eu viver de acordo com o próprio coração.
A Quartzo verde promove um sentimento de bem-estar.
Características físicas e energéticas:
Quartzo Verde (Aventurina Verde) é uma forma de quartzo, caracterizada por sua translucidez e pela presença de inclusões minerais que dão um efeito cintilante ou reluzente denominado “aventurescência”.
O nome aventurina deriva do italiano "a ventura", que significa "por acaso". Esta é uma alusão à descoberta de sorte da aventurina em algum momento do século XVIII
A maioria das aventurinas verde e azul esverdeado é originária da Índia onde é usada por artesãos prolíficos. A branco cremoso, cinza e laranja é encontrada no Chile, Espanha e Rússia. A maior parte do material é esculpida em missangas e estatuetas, com apenas os exemplares mais refinados feitos em cabochões, posteriormente transformados em joias.
Categoria: Quartzo
Cor: Verde, laranja, castanha, amarela, azul ou cinza.
Fórmula química: Dióxido de Silício - Sílica (SiO2)
Origem: Espanha, China, Chile, Itália, Índia, Rússia, Tibete, Nepal.
Peso específico: 2,64-2,69 N/m³
Dureza: 6.5 Mohs
Fratura: Concoidal
Brilho: Vítreo ou Opaco
Risca: Branca
Chakra: Quarto - Chakra do coração e Terceiro – Chakra do Plexo Solar